Já está em pleno funcionamento o Balcão Único, sistema digital que garante ainda mais facilidade e agilidade na abertura de empresas no Maranhão. Nessa primeira fase, o sistema está disponível para a formalização de Empresário Individual e Sociedade Limitada.
Com a nova funcionalidade o cidadão não precisa mais acessar o sistema da Receita Federal para gerar o Documento Básico de Entrada (DBE), visando a obtenção do CNPJ. Agora com o novo fluxo tudo a passa ser feito apenas pelo portal Empresa Fácil www.empresafacil.ma.gov.br.
Segundo com o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, esse é mais um grande avanço com o propósito de dar continuidade às medidas de desburocratização na abertura de empresas, principalmente das micro e pequenas que representam mais de 90% das formalizações no Maranhão.
“Com o Balcão Único as informações passam a ser coletadas diretamente pela Jucema. Dessa forma, eliminamos a dupla entrada de dados e as informações são preenchidas numa única plataforma: Empresa Fácil”, detalhou o gestor.
Ainda de acordo com o presidente, o tempo médio da formalização deve ficar menor que o atual na Jucema que é de dez horas. “Iremos otimizar o tempo que já é muito bom. Saímos de uma demora de 90 dias e agora tudo é feito em algumas horas. O Balcão Digital também vai impactar na agilidade”, finalizou o gestor.
Para o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, a implementação do Balcão Único torna mais simples a vida do empreendedor brasileiro, com redução de custos e de tempo. “Os cidadãos podem agora abrir uma empresa muito mais rapidamente, sem burocracia, sem perder tempo com exigências e deslocamentos desnecessários, resolvendo tudo em um só lugar. É o Brasil no caminho das melhores práticas internacionais para a abertura de negócios”, afirmou.
Fonte: Jucema